O que é
Eletroneuromiografia?

A Eletroneuromiografia (ENMG) é um exame usado no diagnóstico de lesões que acometem o sistema nervoso periférico.
Essa parte do sistema nervoso é composta pelos nervos e gânglios nervosos, cuja função é transmitir informações do sistema nervoso central aos outros órgãos e partes do corpo.

A Eletroneuromiografia tem por objetivo detectar as doenças que afetam os nervos periféricos e os músculos, a junção neuromuscular, as células do corno anterior da medula, as raízes motoras e os plexos. Tais avaliações neurológicas são imprescindíveis para confirmar diagnósticos e encaminhar o paciente ao tratamento mais adequado.

Algumas das doenças do nervo periférico diagnosticadas pela Eletroneuromiografia são: a Esclerose Lateral Amiotrófica, Neuropatia Diabética, Síndrome do Túnel do Carpo, Polineuropatia, Atrofia Muscular Progressiva, Hérnia de Disco ou outras lesões nos nervos da coluna, Paralisia Facial, Poliomielite e alguns outros problemas musculares.

Eletroneuromiografia INEST Instituto Neurologico na Grande Vitoria

Como é feita a Eletroneuromiografia?

Os exames neurológicos de Eletroneuromiografia são solicitados quando há suspeita de doenças no nervo periférico. O médico vale-se deles para ter um diagnóstico mais preciso da condição e encaminhar o paciente ao tratamento apropriado. Além disso, existem casos em que a Eletroneuromiografia é usada para acompanhamento da evolução de determinada doença.

Vale, ainda, ressaltar que a Eletroneuromiografia objetiva avaliar a reação muscular dos membros inferiores ou superiores, a partir de impulsos elétricos para estimular os nervos.

Esse exame neurológico no ES é dividido em duas partes: a Eletroneurografia (ou neurocondução), que faz o estudo da condução dos nervos, e a Eletromiografia de agulha, que avalia a atividade muscular.

Eletroneurografia ou neurocondução (NCS)

Nesses exames neurológicos, são colocados eletrodos sobre a pele do paciente, em determinadas partes do corpo, para captar nervos específicos. A partir daí, são dados pequenos estímulos elétricos para avaliar a capacidade de reação desses nervos, medindo a velocidade de condução elétrica ao longo deles.

As atividades detectadas são registradas pelo aparelho e exibidas em um monitor no formato de ondas. É importante ressaltar que os breves choques elétricos não causam dor acentuada, ou seja, são suportáveis e seguros. Apenas em algumas situações, pode ser sentido algum desconforto.

Eletroneuromiografia INEST Instituto Neurologico na Grande Vitoria

Eletromiografia (EMG)

Eletroneuromiografia INEST Instituto Neurologico na Grande Vitoria

Na segunda parte da Eletroneuromiografia, é aplicado um eletrodo em forma de agulha, o qual é inserido na pele para atingir músculos específicos. Neste caso, registra-se a atividade a partir do relaxamento e da contração muscular, não sendo utilizado qualquer estímulo elétrico.

Para registrar os sinais, o médico orienta o paciente a realizar alguns movimentos. As informações são captadas e exibidas sob a forma de ondas e som em um monitor. Assim como na primeira etapa, esses exames neurológicos não causam dor de fato, podendo haver, em certos casos, apenas desconforto.

Como se
preparar para a Eletroneuromiografia?

Para realizar o exame neurológico no ES de Eletroneuromiografia, o paciente deve:

Estar bem alimentado;

Levar roupas folgadas, de preferência regatas, se o exame for nos membros superiores, e shorts, se for nos membros inferiores;

Não se deve usar cremes hidratantes, óleos ou loções na pele nas 24 horas antecedentes para que não haja interferência na colocação dos eletrodos.
Além disso, é preciso que o paciente informe ao médico se faz o uso de medicamentos ou suplementos, pois essas substâncias podem afetar o resultado do exame.

Igualmente, deve-se avisar caso seja feito o uso de marca-passo cardíaco. O especialista avaliará se existe contraindicação em tais situações e, caso houver, encaminhará o paciente a outro tipo de tratamento.

A presença de lesões no local onde seriam colocados os eletrodos também impede a realização desses exames neurológicos.
Por fim, é importante ainda que o paciente colabore com as orientações do médico para que os resultados sejam bem sucedidos
Geralmente, o procedimento dura em torno de 30 a 60 minutos e, após sua realização, não existem efeitos ou restrições, sendo possível retornar às atividades do dia normalmente.
A Eletroneuromiografia é um exame simples e seguro, elementar para ajudar a diagnosticar sintomas como formigamentos, fraquezas musculares, dores e doenças mais sérias nos nervos periféricos. Dessa maneira, a avaliação possibilita o encaminhamento do paciente ao tratamento mais preciso, além de fazer o acompanhamento da evolução de determinadas doenças.
O INEST – Instituto Neurológico, realiza o exame neurológico no ES de Eletroneuromiografia. Com uma equipe médica especializada, altamente capacitada e atenciosa, você garante o diagnóstico e o tratamento das doenças neurológicas com rapidez e comprometimento.