O que é
Doppler Transcraniano?

O Doppler Transcraniano é um exame de ultrassonografia baseado no sistema Doppler de emissão pulsada de ondas com baixa frequência.


O Efeito Doppler é um fenômeno que ocorre quando ondas são emitidas ou refletidas por um objeto em movimento, em relação a um observador. No caso do Doppler Transcraniano, o sistema é semelhante a um ultrassom e é possível observar o fluxo sanguíneo nas artérias cerebrais.

Esses exames neurológicos têm o objetivo de fazer uma avaliação para detectar se existe alguma alteração que indique a presença de doenças neurológicas ou cardíacas.

Geralmente, o neurologista solicita o exame neurológico no ES de Doppler Transcraniano quando precisa de uma verificação vascular do cérebro, para investigar sintomas como desmaios, dores de cabeça, tontura, vertigem e, em casos de AVC, suspeita de estenose (estreitamento das artérias). Também pode-se requerê-lo para o acompanhamento de pacientes com traumatismos, embolia cardíaca, suspeita de hipertensão intracraniana, morte encefálica, entre outros.

A partir desses exames neurológicos, consegue-se diagnosticar suspeitas de doenças cerebrovasculares, as quais afetam a circulação sanguínea do cérebro, e fazer um acompanhamento da condição dos pacientes para fins de tratamento e prevenção.

A avaliação, ainda, atua como análise preventiva, sobretudo para detectar o risco de ocorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Assim, esses exames neurológicos são bastante utilizados para a detecção precoce do risco de AVC isquêmico em crianças com Anemia Falciforme, por exemplo.

Doppler INEST Instituto Neurologico na Grande Vitoria

Como é feito o Doppler Transcraniano?

O Doppler Transcraniano é um exame rápido, seguro e não invasivo. Não apresenta risco algum para o paciente, como emissão de radiação, por isso, pode ser refeito sempre que necessário.

No momento do exame neurológico no ES, o paciente fica acordado, deitado ou até mesmo sentado, e o médico especialista encosta, em determinadas áreas da cabeça do paciente, um dispositivo denominado Transdutor. Ele tem a função de detectar a velocidade do fluxo sanguíneo das artérias do cérebro, a partir de desvios de frequência de onda sonora.

O transdutor é conectado a um computador, que fornece os dados, em tempo real, do fluxo sanguíneo nas principais artérias do órgão. É possível verificar se existe alguma alteração na velocidade que indique doenças neurológicas, cerebrais ou cardíacas.

Para facilitar o procedimento, um gel condutor é aplicado nas têmporas, na base do crânio, na parte de trás do pescoço e acima dos olhos. Após isso, o aparelho é colocado diretamente na pele do paciente. Imediatamente, o especialista direciona o transdutor pela cabeça do indivíduo a fim de identificar os vasos sanguíneos principais a serem analisados.

Esse exame neurológico no ES não requer uso de anestesia ou preparação, e dura em torno de 40 a 90 minutos.

É possível realizar o Doppler Transcraniano sempre que necessário, pois não há risco de exposição à radiação. Dessa forma, esses exames neurológicos são bastante requisitados durante os períodos de avaliação em tratamentos de doenças que provocam alterações no fluxo sanguíneo cerebral.

Quando o quadro está normal, o exame Doppler Transcraniano consegue localizar estruturas encefálicas, como o mesencéfalo, os núcleos da base, tálamos e os segmentos do sistema ventricular.

Como se
preparar para o Doppler Transcraniano?

O exame de Doppler Transcraniano pode ser feito em qualquer paciente, não existindo contraindicações nem necessidade de preparação prévia. Consiste, basicamente, em uma ultrassonografia do cérebro, portanto, é bem simples e indolor. O médico pode recomendar apenas que o indivíduo se alimente bem antes da avaliação, prenda os cabelos, retire lentes de contato e acessórios de metal, como brincos e colares.

Geralmente, os médicos solicitam o Doppler Transcraniano quando há suspeita de doenças que afetam o fluxo sanguíneo nas artérias. Sendo assim, trata-se de um exame clínico altamente eficiente para análise dessas patologias.

Cabe destacar, ainda, que realizar exames neurológicos é extremamente importante para garantir a prevenção, o diagnóstico e o tratamento precoce de doenças. Dessa forma, ao menor sinal de sintomas como formigamentos, dores de cabeça, desmaios, tonturas, vertigens e outras condições anormais, busque uma consulta com um neurologista rapidamente. Quanto mais cedo as doenças neurológicas forem identificadas, mais simples e rápido será o tratamento.

O INEST – Instituto Neurológico realiza o exame neurológico no ES de Doppler Transcraniano. Com uma equipe médica especializada e altamente capacitada, você garante o diagnóstico e o tratamento das doenças neurológicas rapidamente, sempre com um atendimento comprometido e atencioso.