O que é
Neurologia Clínica?
O médico neurologista faz o diagnóstico e o tratamento de doenças clinicamente, isto é, por meio de medicamentos. Esses profissionais possuem um alto conhecimento a respeito dos tratamentos clínicos, sendo os responsáveis por estudar e tratar distúrbios do sistema nervoso. Eles podem atuar em pesquisas clínicas ou auxiliar no tratamento de condições como depressão, ansiedade e síndrome do pânico.
A neurologia clínica trata doenças do Sistema Nervoso Central, Sistema Nervoso Periférico e Sistema Nervoso Autônomo. O Sistema Nervoso Central (SNC) é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal. Sua função é receber e processar as informações dos impulsos recebidos para gerar a percepção do mundo, incluindo-se o funcionamento do corpo demandado na compreensão de atividades como locomoção, raciocínio e memória.
O Sistema Nervoso Periférico (SNP) é formado pelos nervos e gânglios nervosos. Ele liga o Sistema Nervoso Central aos órgãos efetores do corpo humano, dessa forma, sua função é fazer o transporte de informações.
O médico neurologista faz o diagnóstico e o tratamento de doenças clinicamente, isto é, por meio de medicamentos. Esses profissionais possuem um alto conhecimento a respeito dos tratamentos clínicos, sendo os responsáveis por estudar e tratar distúrbios do sistema nervoso. Eles podem atuar em pesquisas clínicas ou auxiliar no tratamento de condições como depressão, ansiedade e síndrome do pânico.
A neurologia clínica tem a função de identificar as alterações e anormalidades dos sistemas nervosos e fornecer um diagnóstico, bem como possibilitar tratamentos clínicos adequados.
O que trata a Neurologia Clínica?
No Instituto Neurológico na Grande Vitória, são tratadas desde as doenças mais simples e frequentes até as mais raras e graves, tais quais:
Cefaleias
Distúrbios do sono
Distúrbios do movimento
Doenças degenerativas
Doenças cerebrovasculares (AVC) ou Derrame
Doenças musculares e de junção
Doenças desmielinizantes
Demências
Neuropatias periféricas
Epilepsia
Infecções do sistema nervoso
Tumores
Déficit de atenção e hiperatividade
Existem várias outras doenças neurológicas tratadas pela neurologia clínica. Todas iniciam-se com sintomas relativamente comuns, mas que não podem ser ignorados quando se objetiva diagnosticá-las e tratá-las rapidamente.
Quando procurar um médico neurologista?
Os sintomas dos problemas neurológicos podem ser percebidos logo ao início da condição. Entretanto, como geralmente são manifestações comuns, muitas vezes, os indivíduos não sabem se devem ou não procurar um médico neurologista.
Dores de Cabeça
As dores de cabeça nem sempre são motivo para buscar um médico neurologista, afinal, muitas pessoas a manifestam por falta de sono, estresse, problemas de visão e barulhos altos. Nesses casos, trata-se de um sintoma normal, geralmente, curado com medicamentos comuns.
Entretanto, quando o paciente apresenta dores muito intensas, repentinas, frequentes ou contínuas, sente pontadas em um ou ambos os lados da cabeça, as quais pioram durante esforço físico, ou até mesmo quando ocorrem episódios vômito e convulsões, é imprescindível que ele agende uma consulta de neurologia clínica.
Tonturas
Podem existir várias causas para tonturas, provindas de efeitos colaterais de medicamentos, alterações no equilíbrio e na função cardíaca, por exemplo.
Mormente, a tontura por problemas neurológicos é acompanhada da sensação de desequilíbrio e é constante. De qualquer forma, recomenda-se buscar a neurologia clínica, sobretudo quando os episódios são frequentes, prolongados e demasiadamente fortes.
Alterações da marcha
Dificuldade para caminhar, perda de velocidade, alterações no andar, desequilíbrios repentinos, movimentos involuntários, tremores, fraquezas, entre outras anormalidades de locomoção e movimento podem ser alterações na marcha.
Em especial se tais problemas forem contínuos e afetarem a vida do paciente, é de suma importância buscar um médico neurologista prontamente para que se identifiquem as motivações.
Convulsões
A convulsão é um distúrbio no qual há a contração involuntária dos músculos. Pode ser imperceptível, quando o indivíduo apenas fixa o olhar em um ponto e se desliga do mundo externo por um tempo, ou mais grave, quando ocorrem movimentos involuntários dos membros, confusão e perda de consciência.
Quando o paciente tem uma crise convulsiva, mesmo em uma única vez, é fundamental procurar ajuda da neurologia clínica para identificar as causas e encaminhá-lo aos tratamentos adequados.
Dormência
Dormência nos membros, ou formigamento, pode ser causada por fatores simples, como, por exemplo, ficar sentado ou deitado de mau jeito, provocando a interrupção da circulação sanguínea em alguma parte do corpo.
Entretanto, se a dormência ocorre de maneira repentina e frequente, ou manifesta-se em um lado do corpo, você deve rapidamente buscar um médico neurologista.
Problemas de memória
Quando o paciente vivencia perda de memória constante, confusão mental, mudanças na personalidade e, até mesmo, problemas na fala, pode-se apontar a existência de distúrbios neurológicos. Logo ao início de tais sinais, é indispensável procurar a neurologia clínica para diagnóstico e para início de tratamento.
Entre em contato
O INEST é um Instituto Neurológico na Grande Vitória que possui uma equipe de profissionais especializados em neurologia clínica, preparados para atendê-lo com competência e atenção.