O que é
Neurofisiologia?

A Neurofisiologia é uma área da Neurologia que estuda o sistema nervoso — que engloba o Sistema Nervoso Central (cérebro e medula) e o Sistema Nervoso Periférico (nervos e gânglios nervosos) — e como ele atua na causa de diversas doenças neurológicas.
Neurofisiologia INEST Instituto Neurologico na Grande Vitoria

A especialidade da Neurofisiologia debruça-se sobre uma série de exames que possibilitam um diagnóstico preciso de doenças relacionadas aos vários ramos da neurologia, analisando as atividades do cérebro e como elas afetam o sistema nervoso.

Ou seja, o médico neurofisiologista é responsável por estudar as respostas do cérebro a determinados estímulos, utilizando seu conhecimento médico para entender melhor os problemas, como eles acontecem e por qual razão, a fim de garantir um diagnóstico preciso e fazer o encaminhamento do paciente ao especialista responsável.

O profissional especialista em Neurofisiologia do Instituto Neurológico na Grande Vitória atua no estudo e no diagnóstico de doenças do cérebro, cerebelo, medula espinhal e nervos. Vale, ainda, salientar que seu trabalho é feito em conjunto com outros médicos do ramo da Neurologia.

Neurofisiologia INEST Instituto Neurologico na Grande Vitoria

O que trata a Neurofisiologia?

A Neurofisiologia estuda o cérebro e suas funções, isto é, como o sistema nervoso se relaciona com o corpo.

O sistema nervoso é composto por duas partes: o Sistema Nervoso Central (SNC), que compreende o cérebro e a medula espinhal e é responsável pelo recebimento e processamento de informações; e o Sistema Nervoso Periférico (SNP), os nervos e gânglios, responsáveis pela transmissão das informações recebidas para os demais órgãos do corpo humano.

A Neurofisiologia estuda a relação entre os dois sistemas e como eles impactam no desencadeamento das diversas doenças neurológicas existentes.

Geralmente, o médico neurofisiologista faz o diagnóstico preciso das doenças neurológicas e encaminha cada caso para tratamento do profissional da Neurologia adequado.

Em outras situações, o paciente é encaminhado por médicos de outras especialidades ao médico neurofisiologista para a realização de exames específicos, que ajudarão no diagnóstico adequado das condições que afetam o sistema nervoso.

A Neurofisiologia foca em entender exatamente como o cérebro está funcionando e se comportando, a fim de procurar as origens dos problemas e orientar os melhores tratamentos para os distúrbios.

Algumas doenças neurológicas mais comuns são as degenerativas, como o Mal de Alzheimer, Mal de Parkinson, Esclerose múltipla, Esclerose lateral amiotrófica (ELA), Distrofia muscular e Atrofia muscular espinhal (AME), bem como outros distúrbios neurológicos, a exemplo da epilepsia, AVC, tumores e cefaleia.

A Neurofisiologia, normalmente, não faz o tratamento das condições, mas sim o diagnóstico. Para entender a atuação do cérebro com relação às doenças neurológicas, faz-se o uso de diversos exames como o Eletroencefalograma, Eletroneuromiografia, Potencial evocado, Polissonografia e Monitoração intraoperatória.

A partir do estudo dos exames, é possível identificar o cerne do problema e as suas causas, proporcionando, assim, um diagnóstico preciso. Imediatamente, é feito o encaminhando do paciente ao especialista adequado, no caso, podem ser neurologistas, neurocirurgiões, ortopedistas, reumatologistas, entre outros.

Quando procurar um médico neurofisiologista?

Conforme mencionado, o médico neurofisiologista, geralmente, não faz o tratamento direto das doenças neurológicas. Seu papel é, por meio de uma série de exames, estudar e aplicar seus conhecimentos para entender a atuação do cérebro e, assim, diagnosticar as condições adequadamente.

A Neurofisiologia é uma área mais investigativa e exploratória, que atua em conjunto com outros ramos da Neurologia para identificar as patologias de um paciente.

Dessa maneira, os especialistas de outras áreas, como neurologistas, ortopedistas, neuropediatras, entre outros, encaminham o paciente ao médico neurofisiologista para uma avaliação mais precisa, com exames específicos voltados ao diagnóstico.

Mas vale lembrar que é muito importante estar atento aos sinais que podem demandar uma consulta com um especialista em doenças neurológicas. Dores de cabeça intensas, dores na coluna, problemas na marcha ou na fala, perdas constantes de memória, convulsões, desmaios, tonturas, dormências, confusão mental, movimentos involuntários e distúrbios do sono são alguns dos sinais mais comuns e que merecem atenção.

Quanto mais cedo for feito o diagnóstico de uma doença neurológica, mais rápido e simples será o tratamento. Ademais, exames de Neurofisiologia também são fundamentais para eliminar suspeitas e encaminhar o paciente ao tratamento correto da doença, com um médico especializado.

Entre em contato

O INEST é um Instituto Neurológico na Grande Vitória que possui uma equipe de profissionais especializados em Neurofisiologia, preparados para atender você com competência e atenção.

Agende sua consulta!