O que é
Neurocirurgia?
Essa área médica trata pacientes que possuem doenças localizadas no sistema nervoso central e periférico, como no cérebro, coluna vertebral, medula espinhal e nervos periféricos.
O sistema nervoso é responsável por, praticamente, todo o processo de informações e estímulos que recebemos. Ele controla as ações voluntárias, como andar e falar, e as involuntárias, como respiração, batimentos cardíacos e digestão.
Ou seja, é uma das partes mais importantes para o funcionamento do corpo humano como um todo, por isso, é necessário todo o cuidado, especialmente quando são necessários tratamentos cirúrgicos.
Geralmente, médicos de outras especialidades, como o clínico geral ou o próprio neurologista, encaminham o paciente para o médico neurocirurgião, mais precisamente, para definir se é preciso intervenção cirúrgica. Além disso, os especialistas da Neurocirurgia também são treinados para atendimento de emergência, em casos urgentes.
O que trata a Neurocirurgia?
O médico neurocirurgião é especialista em tratamentos cirúrgicos do sistema nervoso central e periférico. As intervenções não envolvem apenas o cérebro, mas também a coluna, medula e os nervos periféricos.
O sistema nervoso é dividido em sistema Nervoso Central (encéfalo e medula espinhal), responsável pela recepção e pelo processamento de informações; e o Sistema Nervoso Periférico (nervos e gânglios nervosos), responsável por transmitir as informações para outros órgãos do corpo.
Problemas em qualquer área do sistema nervoso podem acarretar sérias complicações ao indivíduo, afetando movimentos, fala, memória, entre outras funções essenciais.
No Instituto Neurológico na Grande Vitória, a Neurocirurgia efetua o tratamento cirúrgico e a reabilitação de pessoas com doenças neurológicas. Nosso ramo de Neurocirurgia é dividido em diversas áreas, cada uma voltada para cirurgias específicas de determinadas doenças. Veja:
Neurocirurgia Geral
Trata doenças como hidrocefalia, tumores e infecções.
Neurocirurgia de Coluna
Cuida de doenças como artrose, hérnia de disco, traumas, escoliose etc.
Neurocirurgia Neurovascular
Trata aneurismas, malformações, AVCs.
Neurocirurgia Oncológica
Responsável pelo tratamento cirúrgico de cânceres e tumores relacionados ao sistema nervoso.
Neurocirurgia Pediátrica
Cuida de doenças neurológicas adquiridas na infância, como hidrocefalia, malformações, epilepsia, entre outras.
Neurocirurgia Funcional
Responsável pelas doenças que limitam a funcionalidade, como epilepsia, dores crônicas de cabeça e da coluna, Parkinson e Alzheimer.
Neurocirurgia dos Nervos Periféricos
Cuida de doenças que afetam as estruturas que transportam informação ao cérebro, como os traumatismos, Síndrome do Túnel do Carpo, entre outros.
Quando procurar um médico neurocirurgião?
A maioria dos casos de consulta com o médico neurocirurgião surge a partir de encaminhamentos de outras especialidades, como clínicos gerais e, principalmente, neurologistas.
Isso porque o neurologista atua na prevenção, no diagnóstico e no tratamento clínico de doenças neurológicas. Porém, quando surge a possibilidade de procedimentos operatórios, é necessária a intervenção da Neurocirurgia.
É o médico neurocirurgião que avaliará o caso e estudará a obrigatoriedade ou não da abordagem cirúrgica, colocando todos os pontos benéficos ou maléficos para o paciente.
Procurar um médico neurocirurgião é essencial quando o indivíduo percebe alguns sintomas anormais. Na verdade, é imprescindível estar atento a esses problemas pois, quanto mais cedo o diagnóstico de uma doença neurológica, mais rápido e simples será o tratamento e, em certos casos, menores são as chances de uma intervenção da Neurocirurgia.
Alguns dos sintomas de doenças neurológicas mais comuns e que merecem atenção são:
- Dores de cabeça;
- Dores na coluna;
- Alterações na marcha;
- Desmaios;
- Convulsões;
- Desmaios;
- Crises epilépticas;
- Dormências ou formigamentos;
- Problemas na visão, como perda de visão, pontos luminosos etc.;
- Alterações na fala;
- Problemas de memória;
- Tonturas;
- Confusão mental;
- Movimentos involuntários, como tiques ou tremores;
- Distúrbios do sono;
- Problemas de atenção.
Alguns desses problemas podem não ser indicativos de doenças neurológicas, no entanto, é sempre importante consultar um especialista para descartar qualquer possibilidade, sobretudo se os sintomas forem constantes e intensos. Assim, é fundamental procurar um médico neurocirurgião para fazer os exames e determinar o diagnóstico.
Entre em contato
O INEST é um Instituto Neurológico na Grande Vitória que possui uma equipe de profissionais especializados em Neurocirurgia, preparados para atender você com competência e atenção.