O que é Enxaqueca?
A dor de cabeça (o seu neurologista eventualmente dirá cefaleia) é uma condição extremamente comum na população mundial. Você sabia? 91% dos homens e 96% das mulheres terão ao menos um episódio de dor de cabeça na vida, sendo que destes 6% dos homens e 18% das mulheres irão preencher critérios pela Sociedade Internacional de Cefaleia para migrânea (também conhecida como enxaqueca). Uma das principais revistas de medicina O Lancet publicou um artigo em 2021 estimando que anualmente 1 bilhão de pessoas sofram com enxaqueca. Habitualmente, as crises começam na adolescência e persistem por toda a vida, reduzindo no caso das mulheres na pós-menopausa, e sendo mais frequentes na terceira década.
A principal apresentação clínica são as dores na cabeça. Frequentemente, os seus portadores experimentam um leque de sinais e sintomas, dentre os quais:
- Náuseas e vômitos
- Sensibilidade à luz, som e cheiros fortes
- Visão turva
- Alteração do apetite e sono
- Alteração de humor, concentração e memória
- Sonolência
Principais Causas da Enxaqueca
A enxaqueca não tem uma causa específica, mas é sabido que ocorre devido a um desequilíbrio dos neurotransmissores (pequenas moléculas que os neurônios utilizam para se comunicar) cerebrais.
Existem diversos deflagradores que podem ser vistos no cotidiano de cada um, dentre os quais:
- Alterações hormonais (período menstrual, por exemplo)
- Estresse e alterações emocionais
- Alimentos processados
- Bebidas alcoólicas
- Odores fortes
- Jejum prolongado
- Luzes fortes
- Diferenças na temperatura ambiente
- Dormir pouco ou dormir demais
As alterações hormonais, por exemplo, costumam ser um fator promotor das crises. Esta é a razão pela qual mulheres são a maioria.
O uso frequente de analgésicos também costuma fazer as dores permanecerem a longo prazo, tornando-se crônicas. É importante ressaltar que o uso medicamentoso sem necessidade pode causar a chamada enxaqueca por abuso de analgésicos.
Como Contornar a Dor
É importante evitar os gatilhos e ter uma rotina saudável. Exercícios físicos frequentes e uma alimentação saudável são a base de qualquer tratamento médico.
Alguns alimentos são reconhecidos como gatilhos. A cafeína é um exemplo disso, já que ela excita o organismo e aumenta a ansiedade. Alimentos ultraprocessados, como linguiças e salames, possuem uma grande quantidade de conservantes químicos, como nitritos e glutamato monossódico, que são famosos por ocasionar dores. O vinho tinto, igualmente, é um potencial causador dessas dores devido ao tanino presente em sua composição.
Tratamento Neurológico Especializado
Procure ajuda de um neurologista capacitado que compreenda suas queixas e seja capaz de melhor orientá-lo.
Sua saúde é nossa prioridade! Agende sua consulta no INEST, um instituto de referência no tratamento de doenças neurológicas.
Aqui, você é acolhido com carinho e cuidado.