doenca-neurodegenerativa-no-instituto-neurologico-do-espirito-santo

Doença de Alzheimer l Saiba Como Prevenir

por | 01/04/2022

O que é a Doença de Alzheimer?

A doença de Alzheimer é um tipo de doença neurodegenerativa progressiva dos neurônios do cérebro, e está relacionada com várias causas, como fatores genéticos, envelhecimento, sedentarismo, traumatismos cranianos e tabagismo.

A temida doença de Alzheimer causa a degeneração progressiva ou morte de células responsáveis pelas funções do sistema nervoso, principalmente em uma região chamada hipocampo, que é responsável pela memória. Por esse motivo, ela é considerada um tipo de demência que afeta as funções mentais, podendo acometer, em diferentes graus, os lobos parietal e frontal.

A maioria dos tipos de doença neurodegenerativa não possui uma causa definida. Também não existe uma cura específica para esse tipo de condição, ou doença, apenas algumas medidas consideradas preventivas que tendem a retardá-la e aumentar a qualidade de vida.

Portanto, a doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa, para a qual não existe cura, entretanto, existem alguns hábitos e cuidados recomendados, além de ser possível fazer tratamento para retardar a manifestação dos estágios, a fim de que os sintomas não evoluam rapidamente.

A doença de Alzheimer é uma das principais causas de morte que não pode ser curada, então, quanto mais rápido você souber sobre as medidas preventivas dessa doença neurodegenerativa e o tipo de tratamento que o Instituto Neurológico do Espírito Santo desenvolve, mais efetivos serão os tratamentos, a partir de um possível diagnóstico!

Recomendações de Como Prevenir a Doença de Alzheimer

Sinais de demência e esquecimentos estão muito relacionados à velhice, entretanto, o paciente e a família precisam estar atentos a alterações na memória que vão surgindo com o tempo, pois a doença de Alzheimer possui quatro tipos de estágio: inicial, moderado, grave e terminal. 

Os especialistas citam que cerca de dois terços das intervenções de prevenção da doença de Alzheimer que são mais promissoras se concentram na mudança de vida do paciente. Por isso, é essencial conhecer a realidade do paciente para  identificar e construir relacionamentos autênticos e carinhosos com o mesmo, para aplicar hábitos saudáveis em sua vida.

Segundo a neurologista Jerusa Smid, coordenadora do Departamento Científico de Neurologia Cognitiva e do Envelhecimento da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), as medidas de prevenção que foram divulgadas nas  revistas científicas The Lancet e Journal of Neurology, Neurosurgery & Psychiatry, em 2020, analisaram que a prevenção, tratamento e cuidados sobre a doença de Alzheimer podem ser desenvolvidas por uma série de recomendados. Veja algumas informações relevantes, 

  • Manter o nível  de açúcar no sangue e o peso adequado é essencial para evitar o desenvolvimento de diabetes;
  • Manter o peso em um nível saudável, abaixo de um Índice de Massa Corporal (IMC) de 25; 
  • Evitar traumatismo craniano;
  • Manter-se cognitivamente ativo com leituras e aprendendo coisas novas;
  • Evitar ou controlar a depressão;
  • Gerenciar o estresse;
  • Manter a pressão arterial sob controle a partir dos 40 anos;
  • Examinar os riscos de perda de audição ao longo da vida e adotar aparelho auditivo se necessário;
  • Evitar níveis elevados de homocisteína, que é um aminoácido que pode contribuir para a formação de coágulos nos vasos sanguíneos e danos nas artérias;
  • Praticar exercícios físicos;
  • Gerenciar a frequência cardíaca rápida e irregular;
  • Comer alimentos com vitamina C ou tomar suplementos;
  • Reduzir a exposição à poluição do ar;
  • Evitar abuso de álcool;
  • Evitar o hábito de fumar;
  • Ter sono de boa qualidade.

Como não existe uma causa específica para a doença de Alzheimer, é difícil saber identificar o fator do seu surgimento, portanto, é imprescindível buscar ter uma vida saudável e seguir as recomendações mencionadas acima, para assim prevenir a condição o máximo possível.

Principais Sintomas da Doença de Alzheimer

O diagnóstico da doença de Alzheimer é feito com base em sintomas como dificuldade cognitiva, e entre os sintomas listados pela Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz) encontram-se:

  • Perda de memória;
  • Repetir perguntas e declarações;
  • Dificuldade de discernimento;
  • Posicionamento incorreto de objetos;
  • Mudanças de humor e personalidade;
  • Confusão mental;
  • Delírios e paranoia;
  •  Impulsividade;
  • Convulsões;
  • Dificuldade em deglutição (disfagia).

O paciente que possui doença neurodegenerativa geralmente não percebe os sintomas, o que pode dificultar a compreensão da necessidade da busca pelo diagnóstico preciso, a fim de buscar a prevenção e o tratamento adequado.

Dessa forma, a recomendação para uma avaliação correta e desenvolver planejamento de cuidados eficazes para prevenir essa doença neurodegenerativa é fazer avaliações regulares e abrangentes e avaliações específicas por um médico especialista. 

No Instituto Neurológico do Espírito Santo, os testes cognitivos, exames laboratoriais e avaliação de imagem do sistema nervoso central, são desenvolvidos para serem feitos para diagnosticar a condição do indivíduo, a fim de descartar qualquer possibilidade de outros tipos de doença que tenham sintomas semelhantes aos da doença de Alzheimer.

Conheça o Instituto Neurológico do Espírito Santo

No INEST – Instituto Neurológico do Espírito Santo conta com uma equipe de profissionais especializados para oferecer total apoio no diagnóstico, prevenção e tratamento de todos os tipos de doenças degenerativas.

Atuamos com a finalidade de realizar tratamentos que ajudam a diminuir a velocidade da evolução da doença, promovendo assim uma vida mais tranquila e de qualidade para o paciente. No INEST – Instituto Neurológico o Espírito Santo, os tratamentos indicados para Doença de Alzheimer incluem medicações e estímulos como a fisioterapia, terapia ocupacional e psicoterapia.

Por isso, ao menor sinal de sintomas que possam ser suspeitas da doença de Alzheimer, procure nosso Instituto Neurológico do Espírito Santo para diagnóstico precoce e garantia mais qualidade de vida ao paciente.

Outras Postagens

Existe prevenção contra doenças neurológicas?

Existe prevenção contra doenças neurológicas?

Saiba O Que São Doenças Neurológicas Doenças neurológicas são um conjunto de patologias que afetam o sistema nervoso central e periférico. Estas podem ser classificadas como degenerativas, genéticas, inflamatórias, infecciosas ou traumáticas, entre outras. Alguns...

ler mais
Saúde Mental E Bem-Estar: Como Promover

Saúde Mental E Bem-Estar: Como Promover

Saiba A Importância Da Saúde Mental E Do Bem-Estar A saúde mental e o bem-estar são fundamentais para a qualidade de vida de qualquer pessoa. Uma boa saúde mental permite lidar com as emoções, pensamentos e situações da vida de forma equilibrada e saudável. Por isso,...

ler mais
Conheça 6 Doenças Neurológicas Degenerativas

Conheça 6 Doenças Neurológicas Degenerativas

O Que é Doença Neurológicas Degenerativas? As doenças neurológicas degenerativas são um conjunto de enfermidades que afetam o sistema nervoso, resultando na degeneração progressiva das células nervosas. Essas doenças são caracterizadas por um lento e gradual declínio...

ler mais