Veja-5-Sintomas-Da-Labirintite-e-Entenda-Como-Tratar-1662124451

Veja 5 Sintomas da Labirintite e Entenda Como Tratar

por | 01/06/2022

O que é Labirintite

A labirintite é um termo utilizado quando o paciente sofre de uma inflamação localizada na região do ouvido interno que afeta o labirinto, daí a explicação para o termo labirintite. Esta região do ouvido é responsável não só pela audição, mas também pelo equilíbrio, o que explica os sintomas de tontura e vertigem, falta de equilíbrio, náuseas, dentre outros, quando há alguma inflamação na região. O tratamento da labirintite pode ser feito com o acompanhamento de um profissional da área.

Apesar dela ser associada com processos inflamatórios, o tratamento da labirintite é importante para buscar auxílio médico na presença de alguns dos sintomas descritos, já que eles também podem indicar processos infecciosos e até mesmo tumorais, sendo uma das doenças neurológicas.

Apesar de uma das doenças neurológicas mais comuns poderem afetar pessoas de qualquer idade, o tratamento da labirintite e sua incidência é mais comum em idosos ou a partir dos 40 anos, tendo em vista as alterações metabólicas da idade que podem ocasionar hipoglicemia, diabetes, hipertensão e muitos outros.

Além disso, fatores externos também podem contribuir para o surgimento de umas das principais doenças neurológicas, do mal estar, sejam eles emocionais, como estresse e ansiedade, ou até mesmo o uso frequente de álcool, cigarro e de determinados medicamentos. Portanto, é fundamental ir ao médico, como no Instituto neurológico no Espírito Santo, para entender o tratamento da labirintite e estar com os exames em dia para verificar os níveis de colesterol, triglicérides, entre outros.

Sintomas mais Comuns

Os sintomas de labirintite são bem comuns e podem ser percebidos com facilidade, por ser uma das doenças neurológicas, no entanto, não significam necessariamente que estejam relacionados a essa doença. Como principais sintomas relatados da labirintite estão as tonturas e vertigens repentinas, por isso o tratamento da labirintite é importante.

Na vertigem, causada por uma das principais doenças neurológicas, é muito comum a sensação de que o ambiente está girando ao redor do corpo, ou até mesmo que o próprio corpo está rodando em relação ao ambiente, o que explica a sensação de náusea e, até mesmo, vômitos que são provocados a partir deste sintoma. Já na tontura, causada pela falta de tratamento da labirintite, a principal sensação é de desequilíbrio e instabilidade, o que pode ser perigoso para idosos por consequência de quedas repentinas.

A fase aguda de umas das doenças neurológicas ou as famosas crises de labirintite podem cessar dentro de alguns minutos, no entanto, algumas podem durar horas ou até dias. Para além dos sintomas já descritos, também pode ser percebido: vômitos; sudorese; alterações gastrointestinais; e outros sintomas que afetam a audição, seja na perda ou diminuição da capacidade de ouvir e assimilar os sons, como também zumbidos. Todos esses sintomas podem ser amenizados com o tratamento da labirintite.

Diagnóstico e Tratamento da Labirintite

Como citado anteriormente, sintomas de vertigem, náuseas e etc, podem representar outros problemas para além da labirintite, portanto é fundamental que um diagnóstico seja feito por um profissional, no Instituto neurológico no Espírito Santo, para que o tratamento da labirintite como uma das principais doenças neurológicas, seja feito adequadamente, evitando o risco de complicações de outras doenças.

Assim, logo após o diagnóstico, realizado no Instituto neurológico no Espírito Santo, o tratamento da labirintite deve ser realizado por um otorrinolaringologista e pode incluir o uso de medicamentos para aliviar os sintomas, fisioterapia e a mudança de hábitos diários, como na alimentação e na prática de exercícios físicos.

Para além da avaliação com o otorrinolaringologista para uma das principais doenças neurológicas, também é importante fazer uma consulta clínica e exames complementares com um neurologista, para que possa ser feito um diagnóstico diferencial e complementar, para a exclusão das possibilidades de ser outras doenças, como: síndrome de Mèniére, esclerose múltipla, tumores no nervo auditivo ou em áreas do tronco cerebral, dentre muitas outras. Depois do diagnóstico, conversar sobre o tratamento da labirintite é importante.  

Dentre os exames que podem ser realizados estão a tomografia computadorizada e a ressonância magnética, ambos com níveis altíssimos de precisão. Após o diagnóstico, diferentes tipos de medicamentos podem ser indicados no tratamento da labirintite, tendo em vista que cada organismo reage de uma forma e a manifestação da doença pode se dar de forma diferente.

No geral, o tratamento da labirintite podem ser utilizados vasodilatadores para facilitar a circulação sanguínea da região, labirinto-supressores que reduzem significamente a tontura através da ação no sistema nervoso, dentre muitos outros. Além dos medicamentos prescritos, o paciente pode realizar algumas mudanças na rotina para que consiga prevenir crises de labirintite e reduzir a intensidade quando elas ocorrerem.

Dentre as ações no estilo de vida está a reeducação alimentar como tratamento da labirintite, a redução na ingestão de bebidas alcoólicas e similares, e o corte do uso de cigarros. Com uma dieta mais saudável e a prática constante de exercícios físicos, é possível controlar os níveis de colesterol e triglicérides, o que melhora não apenas aspectos da labirintite, mas também de outras doenças pré-existentes no organismo do paciente.

Para pessoas estressadas e ansiosas, a busca por profissionais da área da psicologia pode ajudar a reduzir as afetações mentais e auxiliar diretamente na labirintite.

Se você deseja realizar um atendimento para tirar todas as suas dúvidas com um profissional, além de fazer exames completos que podem te auxiliar no diagnóstico e tratamento da labirintite, entre em contato conosco, será um prazer poder te ajudar!

Nosso Instituto Neurológico está localizado no estado do Espírito Santo e conta com uma equipe experiente, séria e responsável, tudo para oferecer o melhor para você e sua saúde.

Outras Postagens

Existe prevenção contra doenças neurológicas?

Existe prevenção contra doenças neurológicas?

Saiba O Que São Doenças Neurológicas Doenças neurológicas são um conjunto de patologias que afetam o sistema nervoso central e periférico. Estas podem ser classificadas como degenerativas, genéticas, inflamatórias, infecciosas ou traumáticas, entre outras. Alguns...

ler mais
Saúde Mental E Bem-Estar: Como Promover

Saúde Mental E Bem-Estar: Como Promover

Saiba A Importância Da Saúde Mental E Do Bem-Estar A saúde mental e o bem-estar são fundamentais para a qualidade de vida de qualquer pessoa. Uma boa saúde mental permite lidar com as emoções, pensamentos e situações da vida de forma equilibrada e saudável. Por isso,...

ler mais
Conheça 6 Doenças Neurológicas Degenerativas

Conheça 6 Doenças Neurológicas Degenerativas

O Que é Doença Neurológicas Degenerativas? As doenças neurológicas degenerativas são um conjunto de enfermidades que afetam o sistema nervoso, resultando na degeneração progressiva das células nervosas. Essas doenças são caracterizadas por um lento e gradual declínio...

ler mais