O Que é o Procedimento?
A neuroendoscopia é um procedimento cirúrgico realizado por um médico formado em neurologia, destinado para a zona cerebral. Mais inovador e tecnológico que nas demais técnicas, neste tipo de cirurgia é feita uma perfuração pequena no crânio do paciente, conhecida como trepanação. É a partir dela que é possível inserir um endoscópio neural, ou seja, um tipo de câmera acoplada que permite a visualização do cérebro pelo médico especializado em neurologia.
Além de proporcionar um método mais seguro, o procedimento da neuroendoscopia auxilia na recuperação mais rápida do paciente. A neuroendoscopia é realizada por um médico especializado em neurologia, nela, o paciente opera sob anestesia geral e ela deve sempre ser feita em centro cirúrgico, para evitar possíveis contaminações e infecções. De duração rápida, o procedimento da neuroendoscopia pode variar conforme as particularidades de cada paciente, levando em média apenas alguns minutos ou, até mesmo, algumas horas.
De alta tecnologia, o instrumento utilizado na neuroendoscopia, no Instituto Neurológico no (ES), possui iluminação acoplada ao corpo, assim como a câmera também possui, transmitindo a imagem da região interna do crânio em tempo real, podendo ser avaliada pelo médico especializado em neurologia através do monitor instalado na sala de cirurgia.
Cirurgias que Podem ser Realizadas
Existem diversos tipos de doenças e alterações da região cerebral que podem ser identificadas e tratadas pela neuroendoscopia. No entanto, é importante frisar que o médico especializado em neurologia necessita de muita experiência e prática constante para que os procedimentos mais complexos sejam realizados com precisão, causando o mínimo de incômodo pós-cirúrgico ao paciente.
Dentre os possíveis tratamentos feitos através da neuroendoscopia, está a remoção de cistos localizados entre os ventrículos cerebrais e, também, a remoção de cistos de aracnóide, que basicamente consiste no acúmulo de um líquido que fica preso nas membranas, por má formação fetal. Você pode saber mais em no Instituto Neurológico no (ES).
Além das técnicas já descritas, feitas por uma neuroendoscopia, também existe a possibilidade de realizar biópsias ou, até mesmo, remover tumores cerebrais a depender de onde estão localizados e qual o grau de complexidade, como, por exemplo, o tamanho. Também indicada para a realização de tratamento de hidrocefalias, que são o acúmulo de líquido nas cavidades internas do cérebro, que podem causar diversos problemas, como o alargamento ósseo craniano e a atrofia do encéfalo, causando convulsões e, até mesmo, deficiências mentais.
Apesar de ser uma das técnicas mais avançadas do mercado, feitas por médicos especializados em neurologia, existem algumas restrições para a execução da mesma, que devem ser avaliadas pelo médico, juntamente com o paciente. Assim, é necessário fazer uma série de exames pré-cirúrgicos para garantir que a saúde do paciente vai bem e que a neuroendoscopia será o mais seguro possível.
A boa notícia é que existem profissionais especializados na neuropediatria para realizarem a neuroendoscopia, já que a estrutura cerebral de uma criança se difere da de um adulto. Portanto, a prática, também, deve ser diferente. Atualmente, já existem registros de cirurgias realizadas em recém-nascidos prematuros e também em idosos, no entanto, cada caso deve ser avaliado particularmente.
Considerado um procedimento neurológico com práticas mais atualizadas e de alta tecnologia, como já dito anteriormente, a cirurgia de neuroendoscopia é realizada através de um pequeno corte feito no crânio do paciente, não necessitando de grandes cortes, que prolongam o tempo de duração da cirurgia, além de promover uma recuperação consideravelmente mais lenta.
Outro benefício está no uso do anestésico na neuroendoscopia. Como é um procedimento de curta duração e feito por um médico especializado em neurologia, o paciente é submetido a uma menor quantidade e menor duração do anestésico, o que reduz os riscos de complicações desde a operação até mesmo no pós-operatório. A precisão também é um dos benefícios mais consideráveis, tendo em vista que o neurocirurgião tem acesso a imagens da região cerebral em full HD, observando detalhes e regiões profundas do cérebro, sem que haja a necessidade de intervenções invasivas.
Desta forma, o procedimento da neuroendoscopia torna-se ainda mais seguro para o paciente no Instituto Neurológico no (ES), que consegue diagnósticos precisos e, também, tem a confiança de que será realizado um procedimento com exatidão, capaz de tratar, com segurança e exatidão, doenças e transtornos cerebrais.
Além dos benefícios, no que tange a saúde do paciente, também é possível ressaltar proveitos relacionados à estética, já que diferentemente dos outros métodos tradicionais, a neuroendoscopia não deixa cicatrizes externas aparentes, o que em alguns casos torna necessário que o paciente realize outros procedimentos para reduzir e minimizar a aparência das marcas deixadas.
Portanto, a tranquilidade e o conforto são aspectos a serem considerados nessa abordagem da neurologia. Caso você tenha interesse em saber mais e conversar com um profissional para tirar todas as suas dúvidas, é possível entrar em contato conosco e agendar uma consulta.
No estado do Espírito Santo você encontra o Instituto Neurológico no ES, um instituto sério e compromissado com você e sua saúde, proporcionando a confiabilidade e o conforto que você precisa para cuidar do seu bem mais precioso: a sua saúde! Entre em contato e agende seu horário, será um prazer recebê-lo!