Neurologia e Neurocirurgia: Saiba quais são os sintomas do AVC

por | 01/11/2021

Neurologia e Neurocirurgia: Saiba quais são os sintomas do AVC

Ter conhecimento sobre os sintomas do AVC (Acidente Vascular Cerebral) é um dos pontos principais para reduzir o risco de morte e as chances de sequelas provocadas por essa doença cardiovascular. Os sintomas dessa intercorrência médica costumam ser súbitos, por isso, requerem cuidados imediatos em um instituto neurológico ou pronto socorro hospitalar no setor de neurologia.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), o AVC é a segunda doença que mais mata pessoas no país. Na maioria dos casos, a morte ocorre, justamente, pela demora na busca por socorro, o que dificulta a tomada das medidas pela equipe médica no Instituto Neurológico.

Inclusive, essa doença pode ser silenciosa, no entanto, é possível salvar vidas e evitar prejuízos à saúde e mobilidade com conhecimento e o acompanhamento de especialistas em neurologia – no Instituto Neurológico, Inest, você encontra especialistas que podem cuidar da sua saúde.

Confira o texto que o Inest, Instituto Neurológico na Grande Vitória, preparou com detalhes do AVC.

O que é o AVC? 

A Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares (SBDCV) descreve o AVC como um acidente vascular cerebral que ocorre após o surgimento de um déficit de neurologia súbito, como consequência de problemas nos vasos sanguíneos – artérias e veias do sistema nervoso central. 

Trata-se da doença cardiovascular que mais provoca mortes e incapacidades pelo mundo. 

Além disso, o AVC pode ser subclassificado em dois tipos: o acidente vascular cerebral isquêmico e o acidente vascular cerebral hemorrágico, sendo ambos diagnosticados em um instituto neurológico. 

O AVC isquêmico decorre de uma obstrução ou redução imediata do fluxo sanguíneo sobre a artéria, o que dificulta a circulação na região vascular. Essa obstrução, inclusive, costuma ser efeito de um coágulo, que pode ter tamanhos diferentes. Trata-se do tipo mais comum entre os casos de AVC.

Já o AVC hemorrágico ocorre por conta de uma ruptura espontânea não traumática de um vaso sanguíneo. Essa ruptura acarreta o vazamento intenso de sangue para o interior cérebro, situação esta denominada “hemorragia intracerebral”, para o sistema ventricular, denominado “hemorragia intraventricular”, ou no espaço subaracnóideo, chamado de “hemorragia subaracnóide”. 

O Acidente Vascular Cerebral hemorrágico é responsável por pouco mais de 15% dos casos de AVC, porém, é mais complexo e pode levar à morte com mais frequência, por isso, é essencial se atentar aos sintomas e fazer consultas regulares em um instituto neurológico para identificar agravantes

Aliás, ele é um dos problemas que mais afetam a área de neurologia, mas é possível preveni-lo através de cuidados com a sua saúde. Agende uma consulta em nosso instituto neurológico na Grande Vitória e saiba mais detalhes sobre como evitar a ocorrência desse problema. 

Os principais sintomas do AVC 

Existem diversos estudos clínicos de profissionais que apontam os sintomas do AVC como um mal súbito, por isso, é essencial conhecer para facilitar o tratamento de neurologia.

O estudo “Knowledge of Risk Factors and Warning Signs of Stroke“, de Marcus B Nicol e Amanda G Thrift, por exemplo, aponta a fraqueza ou o formigamento na face, nos braços e nas pernas, geralmente em apenas um dos lados do corpo, como um dos principais sintomas.

No entanto, o nosso Instituto Neurológico confirma a existência de outros, tais como:

  • Confusão mental;
  • Alteração da fala ou fala enrolada; 
  • Desvio da rima labial – boca torta ao falar; 
  • Visão embaçada ou dupla – tanto em um ou ambos os olhos;
  • Desequilíbrio súbito da coordenação;
  • Dificuldade em andar;
  • Tontura; 
  • Dor de cabeça súbita e forte sem causa aparente.

Vale ressaltar que há algumas técnicas usadas no Instituto Neurológico e por outros especialistas que ajudam a identificar anomalias indicativas de AVC, como a técnica “3F’s”, que representa face, força no braço e fala. Ela é usada para observar se esses elementos estão normais, dessa forma, é necessário analisar alguns aspectos que, inclusive, nós analisamos no instituto neurológico, como:

  • Face – a pessoa deve sorrir e, com isso, analise se o seu rosto está paralisado de um lado;
  • Força do braço – faça a pessoa elevar os braços e verifique se algum deles está dormente;
  • Fala – a pessoa deve repetir uma frase simples para observar se a fala está enrolada. 

Caso a pessoa apresente alguma dentre as reações acima, é imprescindível procurar ajuda em neurologia, seja em um hospital ou em nosso Instituto Neurológico Inest de forma imediata.

O ideal é acionar o Instituto Neurológico ou o socorro (192)  para que a pessoa comece a ser tratada ainda na ambulância, o que aumenta as chances de sobrevivência e diminui os impactos provocados pelo acidente vascular, como é o caso da diminuição da sua mobilidade física e mental.

O que fazer ao perceber os Sintomas do AVC? 

Por serem sintomas que surgem de uma hora para a outra, o ideal é que, ao percebê-los, a pessoa procure imediatamente um pronto atendimento ou, como dito acima, ligue para o socorro ou procure ajuda em um instituto neurológico na Grande Vitória com especialistas em neurologia.

Vale ressaltar que, quando a pessoa é atendida no Instituto Neurológico ou em um hospital mais próximo de sua localização em até 4 ou 5 horas após o início dos sintomas, o trombolítico, usado para dissolver o coágulo em casos de AVC isquêmico, apresenta efeito mais promissor, assim como a trombectomia, procedimento para retirada do trombo por cateterismo.

Nesse caso, fique atento aos sintomas e ao percebê-los procure um instituto neurológico ou hospital. 

A Inest, inclusive, é um instituto neurológico que pode ajudar neste tipo de atendimento, como também em consultas e exames de rotina que viabilizam os cuidados com a sua saúde. 

Agende uma consulta no Instituto Neurológico Inest!

Aqui no Inest, Instituto Neurológico do Espírito Santo, contamos com o apoio de vários profissionais qualificados para o atendimento em neurologia, neurocirurgia, neurofisiologia e neuropediatria

Vale ressaltar que o nosso Instituto Neurológico possui mais de 20 anos de história e todos os anos nos preocupamos em atualizar os nossos métodos para garantir o melhor atendimento da região. 

Além disso,  o instituto neurológico realiza consultas preventivas, bem como exames e procedimentos que viabilizam cuidar da saúde com mais qualidade e um atendimento humanizado. 

Contate a nossa equipe e agende uma consulta em nosso Instituto Neurológico do Espírito Santo, na Grande Vitória!

Leia Mais :

Conheça as Principais Doenças Abordadas Pela Neurologia

Doenças De Parkinson : Entenda Essa Doença Neurológica

Outras Postagens

O que é o Sistema Nervoso Periférico?

O que é o Sistema Nervoso Periférico?

Visão Geral do Sistema Nervoso Periférico Você já ouviu falar em doenças do sistema nervoso periférico? Não!? Então, é importante ficar atento a este assunto. O sistema nervoso periférico, mais precisamente, é uma das divisões do sistema nervoso central. Nesse...

ler mais
Sequelas cognitivas pós Covid-19

Sequelas cognitivas pós Covid-19

A Covid-19 se tornou um pesadelo na vida de todas as pessoas, principalmente, aquelas que já foram infectadas pelo vírus. Também conhecida como coronavírus SARS-CoV-2, a doença pode provocar sequelas cognitivas, respiratórias ou motoras que exigem cuidados frequentes....

ler mais