sequelas-cognitivas-pos-covid-19

Sequelas cognitivas pós Covid-19

por | 01/01/2022

A Covid-19 se tornou um pesadelo na vida de todas as pessoas, principalmente, aquelas que já foram infectadas pelo vírus. Também conhecida como coronavírus SARS-CoV-2, a doença pode provocar sequelas cognitivas, respiratórias ou motoras que exigem cuidados frequentes.

Esse vírus foi o responsável pela pandemia que o mundo ainda vive desde o início de 2020, deixando a população apreensiva e com medo dos riscos que ela tende a promover à saúde.

Vale ressaltar que o Covid-19, de acordo com dados divulgados no mês de novembro de 2021 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), já infectou mais de 240 milhões de pessoas pelo mundo, inclusive, foi um dos principais responsáveis pela morte de mais de 5 milhões de pessoas.

Quer saber detalhes sobre quais são as sequelas cognitivas que o Covid-19 tem provocado?

Confira no texto.

Entenda o que é o Covid-19 e quais são os seus riscos
Em pleno 2021 é natural que grande parte da população mundial consiga entender o que é a Covid-19 e como ele pode proporcionar riscos para a saúde da pessoa, inclusive sequelas cognitivas.

No caso, a Covid-19 é apenas o nome que damos para a infecção respiratória aguda que o vírus SARS-CoV-2 pode causar nas pessoas.

Esse vírus consiste em um betacoronavírus e, segundo relatos, ele foi descoberto na cidade de Wuhan, província de Hubei, China.

Essa descoberta foi feita a partir de pacientes que foram diagnosticados primeiramente com pneumonia, mas que a princípio não estava relacionada a nenhum problema conhecido e com o tempo os cientistas de todo o mundo passaram a identificar o vírus como principal responsável.

O SARS-CoV-2 faz com que a Covid-19 seja considerada uma infecção potencialmente grave e que, inclusive, tem elevada transmissibilidade, por isso causou uma das pandemias mais assustadoras, além de duradouras, da história da saúde mundial.

Vale ressaltar que a Covid-19 é considerada uma doença perigosa não apenas por ser altamente transmissível, mas principalmente pelo fato de ela causar falta de ar e um processo inflamatório no pulmão que, por sua vez, pode dificultar a respiração da pessoa. 

As sequelas cognitivas causadas pelo Covid-19

Nos diversos casos de pessoas diagnosticadas com Covid-19 existe uma grande necessidade de fazer um acompanhamento médico, inclusive, com especialistas em neurologia, pois foi constatado em estudos que o vírus pode causar sequelas cognitivas.

De acordo com dados divulgados pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), pouco mais do que 30% dos pacientes diagnosticados e recuperados da Covid-19 apresentam sequelas que afetam não apenas o seu sistema respiratório e coordenação motora, mas o sistema cognitivo.

Entre as sequelas cognitivas mais comuns estão os problemas de memória, dor de cabeça persistente, sonolência durante o dia, cansaço extremo, fadiga, dificuldade de concentração ou atenção e diminuição da coordenação motora, torpor e lapsos de memória.

Os estudos mostram que essas sequelas cognitivas foram observadas em até 80% dos pacientes, exigindo um acompanhamento de especialistas em neurologia como forma de prevenir problemas considerados graves ou até para ajudar a recuperar a saúde cognitiva.

No caso, de acordo com a neurologia, parte das sequelas que atingem o sistema cognitivo das pessoas acontece pelo fato do vírus entrar pelas vias aéreas comprometendo o pulmão e, a partir disso, causa uma baixa no nível de oxigênio e isso afeta diretamente o cérebro.

Essa dessaturação também prejudica o sistema nervoso central, por isso algumas ações das pessoas acabam sendo alteradas, exigindo acompanhamento da neurologia. 

Agende uma consulta com especialista em Neurologia

Após a pessoa se recuperar da Covid-19, é recomendado que ela receba um acompanhamento médico, como também psicológico, tendo em vista o impacto que essa doença pode provocar em sua vida, como também na saúde física, mental e emocional.

Como dito antes, essa doença tem altas chances de causar sequelas, inclusive, neurológicas, que dependendo da sua gravidade podem ser revertidas com tratamentos especializados desenvolvidos por profissionais experientes.

Aqui no INEST, por exemplo, nós contamos com profissionais especialistas em neurologia que podem fazer o acompanhamento de pacientes que tiveram Covid-19 e, de alguma forma, apresentam sequelas cognitivas que precisam de tratamentos específicos.

Podemos desenvolver não apenas consultas preventivas, como também exames que visam identificar ou observar a saúde cognitiva dos pacientes e iniciar tratamentos, se necessário.

Se você teve Covid-19 ou conhece alguém que teve, não deixe de recomendar a busca por ajuda de profissionais capacitados para monitorar a sua saúde e evitar complicações.

Contate a nossa equipe e faça o agendamento de uma consulta, exames, entre outros.

Outras Postagens

O que é o Sistema Nervoso Periférico?

O que é o Sistema Nervoso Periférico?

Visão Geral do Sistema Nervoso Periférico Você já ouviu falar em doenças do sistema nervoso periférico? Não!? Então, é importante ficar atento a este assunto. O sistema nervoso periférico, mais precisamente, é uma das divisões do sistema nervoso central. Nesse...

ler mais
Dor de cabeça constante? Entenda a Gravidade

Dor de cabeça constante? Entenda a Gravidade

Dor de cabeça constante? Entenda a Gravidade Sofrer com dor de cabeça é comum no dia a dia das pessoas, principalmente, em situações de ansiedade ou estresse, assim, deve-se ter mais atenção aos seus hábitos para reduzir a dor e melhorar o bem-estar. A dor de cabeça,...

ler mais